Publicado em Artigos - 24 de julho de 2020

como fazer a lista de convidados de um casamento

 

 

Vai casar? Um dos primeiros passos no planejamento do casamento é a lista de convidados!

Sei que a tarefa é difícil, meninas! Mas é a partir da lista de convidados que definimos outros itens como o espaço, o buffet, o convite etc!

A vontade de convidar a todos para compartilhar este momento tão especial é grande! Mas temos que ser realistas e sensatas!

Para quem vai aderir ao “mini wedding”, que está super em alta, o conceito já faz com que as pessoas presumam que será um evento menor e restrito.

Vale lembrar que é fundamental a participação do casal na tomada de decisões e que devem ser bem pensadas para não gerar estresse e inconvenientes. Um momento tão mágico como este não pode ser desgastado por opiniões estritamente individuais dos noivos.

Vamos ver algumas dicas para a elaboração da lista de convidados.

 

  1. Defina o orçamento do casamento

De forma prática e objetiva, o orçamento disponível ditará a quantidade de convidados para o casamento.

 

 

 

  1. Elabore a lista inicial com potenciais convidados

Faça uma lista inicial com os potenciais convidados e classifique como família nuclear (pai, mãe, irmãos), o restante da família, amigos do noivo e amigos da noiva, amigos em comum, colegas de trabalho, amigos dos filhos. A lista parecerá não ter fim, mas vamos trabalhar nela com muito bom senso, carinho e objetividade.

 

 

  1. Reduza a lista de convidados seguindo alguns critérios facilitadores

como montar a lista de convidados

 

 

 

Tenha em mente que o casamento é uma cerimônia íntima e que somente aqueles que são realmente importantes para vocês deverão fazer parte do grande dia, em outras palavras, avalie a afetividade. Vocês precisarão ter sangue frio e deixar a emoção de lado para que tudo saia conforme o planejado e sem estresse. A base de tudo é a máxima: convide somente quem você gostaria de convidar. Para reduzir a lista de convidados leve em consideração:

Convidado por educação

Inicie o corte por aqueles que você convidaria por educação.

Amigos

É normal a lista de amigos ser grande, mas somente os mais próximos e aqueles que realmente fazem parte da convivência do casal são imprescindíveis.

Colegas de trabalho

Não precisam necessariamente ser convidados, a não ser que haja amizade. Caso nenhum colega encaixe neste perfil, melhor opção é não convidar ninguém para evitar sentimentos de exclusão. Evite comentar sobre o casamento no ambiente de trabalho, isso evita expectativas.

Amigos e parentes distantes

Os especialistas afirmam que não há obrigatoriedade de convidar todos os parentes. Por exemplo, pessoas que vocês não encontram há tempos e, qualquer um, que não for amigo de verdade, não precisa convidar.

Amigos virtuais

A amizade por meio de redes sociais pode tomar proporções gigantescas, mas isso não significa amizade próxima.

Limitando os convidados dos pais dos noivos

Os pais dos noivos também se sentirão como parte deste sonho! E a vontade deles de convidar a todos é uma realidade. Isso é natural, por isso estabeleça um diálogo franco e carinhoso com eles. Uma forma prática de resolver a questão é estipulando uma cota de convites para eles convidarem quem eles desejarem.

Exs e afins

Qualquer pessoa relacionada a eles pode ser excluída da lista, com exceção se houver amizade.

Sentimento de obrigação de convidar

Liberte-se deste sentimento! Leve em consideração somente os seus motivos, sejam eles financeiros ou não.

 

    Outras dicas importantes

 

Dizeres do convite

Muita atenção aos dizeres do convite para que o número de convidados não fuja do controle! Ao endereçar o convite para “Sr. Fulano”, isto quer dizer que o convite é pessoal e exclusivo  para ele e, no mesmo caso, vale para o casal, quando no convite aparecer: “Sr. Fulano e Sra. Fulano”. Agora, fica em aberto quando no convite aparecer: “Sr. Fulano e família”.

Porcentagem de faltosos em casamento

A proporção prática é a seguinte: Quanto menos convidados, menos faltosos; e quanto mais convidados, mais faltas. É aconselhável fazer uma lista com 10% a mais da quantidade programada de convidados, pois tem sempre alguém que desiste de ir ao casamento.

 

Trabalhe com confirmação de presença (RSVP)

A sigla da expressão francesa RSVP – “Répondez S’il Vous Plait”, que em português significa “Responda Por Favor” serve para termos uma estimativa de confirmados. Digo estimativa, pois nem todos confirmam e no dia da festa aparecem como se nada tivesse acontecido e tem aqueles que confirmam e não aparecem!

A confirmação pode se dar de diversas maneiras: por e-mail ou telefone, através do site de casamento ou outro meio eletrônico informado no convite de casamento.

Não há duvida que uma prévia de convidados evitará gastos desnecessários ao fazer as escolhas seguintes e isto significa economia em todos os aspectos do evento.

Espero que as dicas facilitem os noivinhos na elaboração da lista de convidados!

Um ótimo evento!

 

Escrito por: LUE, novembro de 2019.

 

 

Compartilhar:

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments